A palavra e a mímica, dois pesos e duas medidas

Resultado de imagem para poeta Adonis

 

 

 

 

 

 

 

                                                       João Tomaz Parreira ©

 

“A palavra morreu porque as vossas línguas renunciaram ao hábito do verbo pela mímica.” (Adonis, in “O Arco-Íris do Instante”)

Nem precisamos da fé, nem da espiritualidade, basta-nos o senso comum, para entendermos que um discurso neo-testamentário ou evangélico como o Sermão da Montanha, proferido por Jesus Cristo, não poderia ser “dito” nunca através da mímica. E não poderia por ter sido longuíssimo, segundo narra o Evangelho de Mateus, mas porque a gestualidade não tem o poder da palavra.

Nem o discurso pentecostal de Pedro aos judeus, conforme narrado pelo Livro dos Actos. Nem tão-pouco o discurso meio teológico, meio filosófico, de Paulo em Atenas poderia ter sido proferido com o recurso, agora muito moderno e usual, da gestualidade, da mímica, que pode ser a “palavra” encenada, mas para efeitos do kerygma do Evangelho não serve e até diminui.

Paulo escreveu que o “Evangelho é o Poder de Deus”, seja pregado pela Igreja Católica, pelas Igrejas Reformadas, pelas Igrejas Evangélicas, quis dizer com isso, que o Evangelho pregado é o Poder de Deus. Não o “falado” por intermédio da mímica.

Mesmo que, por absurdo, fosse pregado pelo Marcel Marceau, que de mímica percebia mais do que um qualquer grupo juvenil numa praça a encenar a “crucificação” ou o “retorno do Pródigo”.

Por muito que a mímica seja importante forma de comunicação de pensamentos e sentimentos, através dos gestos, não deixa de ser pantomima ou que se estude em sematologia, o uso dos gestos corporais, para comunicar verdades, sobretudo a Verdade evangélica. Pregação não é expressão artística. É precisa a palavra, é necessária a voz, faz-lhe o carisma.

Por esta razão, concordarei com a frase do poeta Adonis, quando afirmou que a palavra morreu porque as nossas línguas renunciaram ao verbo pela mímica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s