Psicopatologia: um estudo sobre a prática da Glossolalia como possível factor de disfuncionalidade na população portuguesa

José Brissos-Lino

 

 

O fenómeno que nos propusemos investigar chama-se Glossolalia. Trata-se de um dos fenómenos mais interessantes e pouco estudados da espiritualidade, e refere-se à capacidade de alguns indivíduos – quando integrados num âmbito religioso estruturado, de matriz cristã – serem capazes de, em determinadas circunstâncias de dinâmica religiosa, falar em línguas ou dialectos que nunca aprenderam, por razões racionalmente incompreensíveis, e que não sabem descodificar ou interpretar. A Glossolalia religiosa é definida por muitos observadores como sendo o fenómeno mais relevante do século XX, no âmbito do Cristianismo. O fenómeno é histórico, procede do primeiro século da era cristã e está registado nos textos bíblicos do Novo Testamento, assim como em diversos documentos históricos dos últimos dois mil anos.

O facto de se tratar de um fenómeno que se verifica a nível global, de se tratar de uma prática transversal, conjugado com algumas evidências de persistência histórica nos dois últimos milénios, assim como o seu contínuo crescimento desde inícios do século XX, constituem por si só fonte de interesse do investigador e objecto de eleição da investigação, até por se desconhecerem estudos académicos desenvolvidos na realidade portuguesa, tanto quando se conhece. Note-se que no ano de 2013 completaram-se 100 anos sobre a data da chegada a Portugal das primeiras comunidades pentecostais e glossolálicas de que há notícia.

Continuar a ler aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s