A César o que é de César

388669_10150442758549683_899023720_n

        © João Tomaz Parreira

 

A relação entre Cristianismo e Autoridades seculares está contida nesta frase do magistério de Jesus Cristo. «Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus» (Mt 22,21). Em momentos de crispação política, é bom que os evangélicos, que é a área em que me movo e penso, tenham em conta a afirmação de Jesus Cristo.

Na exegese ou nota explicativa de rodapé à frase em questão, a Bíblia de Jerusalém, resume-a lapidarmente, contextualizando-a com a História contemporânea ao pronunciamento de Jesus: “Visto que aceitam praticamente a autoridade e os benefícios do poder romano, simbolizado por essa moeda, podem também e devem prestar-lhe a homenagem de sua obediência e a contribuição de seus bens, sem prejuízo do que devem à autoridade superior de Deus.”

Neste sentido, não acompanho o que me parece ser um exagero filosófico de Albert Camus, quando diz que a frase de Jesus “no fim das contas, é uma fábrica de conformistas”; esta afirmação do escritor só pode ser compreendida perante o ensaio filosófico “O Homem Revoltado”, que diz não a tudo, à sociedade e a Deus.

O que Cristo afirmou, e no contexto em que o afirmou, implica tanto a vida em sociedade como na religião organizada, todavia coloca limites na vida social e nas autoridades constituídas, em contrapartida pelos não-limites da vida espiritual, da relação do homem com Deus.

Se porventura se descontextualizar histórica e socialmente a afirmação de Cristo, estaremos a colocar César no mesmo plano do que Deus.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s