Onde estão os teólogos?

José Brissos-Lino

(Da obra “O Grito da Semente”, Ed. Edium, 2010)

 

Os Gregos chamavam pharmacon tanto ao remédio como ao veneno. Portanto, a fronteira que os distingue é ténue.

Talvez por isso, Hans Küng, na sua obra onde elege sete grandes teólogos (“Os Grandes Pensadores do Cristianismo”, ed. Presença, 1999), não afirma mas permite retirar a conclusão de que tais personalidades sempre foram – nalgum momento da sua vida e do seu trabalho – acusados de heresia.

Do apóstolo Paulo a Karl Barth, passando por Orígenes, Agostinho, Tomás de Aquino, Lutero e Schleiermacher, por uma ou outra razão, num ou noutro momento, todos eles foram postos em causa relativamente à ortodoxia da fé. Mas não admira. O teólogo abre caminhos novos. Fazer teologia não é apenas estabelecer fundamentos, e muito menos papaguear o que é consensual e já foi dito e redito, mas aplicar o pensamento de Deus e sobre Deus ao mundo e ao tempo em que as sociedades se encontram em cada momento da história dos homens. Este, sim, é o grande desafio da Teologia.

O drama da Igreja é quando, tendo muitos pastores e líderes, apresenta porém pouquíssimos teólogos, que possam pensar livremente a fé, sem as amarras eclesiais e denominacionais. Quem está a fazer teologia para o Portugal do século XXI? Onde estão as obras publicadas por teólogos portugueses? Onde está o pensamento teológico contemporâneo?

Na origem deste silêncio estará falta de interesse, fraca capacidade, falta de liberdade ou simplesmente o receio de se vir a ser acusado de heresia?

Seja qual for a origem desta situação, a verdade é que talvez nunca antes o aprofundamento teológico terá sido tão importante e necessário como nos nossos dias.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s